Pular para o conteúdo principal

Crescendo Espiritualmente

Hoje é domingo, nosso primeiro dia da semana... Na verdade, o dia já virou, mas...

Normalmente, no meu calendário de oração, domingo é o dia que separo para orar por crescimento espiritual. Crescer espiritualmente é, resumidamente, trabalhar nosso espírito para aumentar nossa intimidade com Espírito de Deus. Dessa forma estaremos mais em harmonia com a vontade e o coração de Jesus!

Quando estava voltando do culto hoje no carro lembrei de uma coisa muito linda que Deus me ensinou, e me sinto na obrigação de compartilhar isso com quem tiver a curiosidade de ler essa postagem.

Certa vez abri um arquivo de e-books que tenho e achei um livreto de um grande escritor Cristão chamado A.W. Tozer. Não era a primeira vez que lia algo desse autor, mas o título imediatamente me chamou atenção: "Cinco votos para obter poder Espiritual".

Esse pequeno livreto me impressionou. Foram 33 páginas que marcaram a minha vida ao me ensinar 5 práticas sadias, bíblicas, e que verdadeiramente nos levam a fazer a diferença para os outros, para nós mesmos, e principalmente para o Senhor. Os cinco votos seguem...

1) Tratar seriamente com o pecado: Significa levar o pecado a sério como sendo o maior inimigo do nosso relacionamento com Deus, capaz de nos levar a morte espiritual e nos tirar a cidadania celeste. O pecado tem sido disfarçado nos dias de hoje e muitos caem no engano do relativismo... A Palavra de Deus é atemporal e viva, e o pecado é aquilo que fazemos que não agrada a Deus, ou o que não respeita os Seus princípios.

Levar o pecado a sério é fundamental para crescer espiritualmente. Lembre-se, quanto mais longe do pecado, mais perto de Deus. Quanto mais perto do pecado, mais longe de Deus.

2) Não seja dono de coisa alguma; Esse voto é tremendo! Precisamos reconhecer o que a bíblia diz: " Por que dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas..." Tudo que Deus fez e criou pertence a Ele. O que temos é Ele que nos concede para usarmos para engrandecer o Seu nome!

A ilusão de controle é algo em quem muitas pessoas tem se perdido. Quando reconhecemos que tudo é do Senhor, não iremos nos preocupar quando perdermos alguma coisa! Nosso coração estará guardado em Deus, o dono da prata, do ouro, do bronze, o autor da vida. Nada nos faltará quando reconhecermos que nada temos!

3) Nunca se defenda; Esse voto é muito legal! Embora as vezes tenhamos receio... É comum ouvir pessoas dizerem "não levo desaforo pra casa", "não mexa no meu calo", etc.. Pois é! Temos essa necessidade natural de rebater, revidar, responder e tudo mais. No entanto Jesus nos deu um exemplo tremendo diante disso em Lc. 6:19: "Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses".

Que loucura... É difícil ficarmos quietos quando alguém faz algo que aparentemente te confronta, no entanto, Cristo não só deu a outra face, mas como todo o seu corpo para ser moído por nós. Aliás... O sacrifício de Cristo foi tão grande, que a bíblia compara o que o corpo dele sofreu a um pão que vai a boca para ser mastigado.

Sabe o que aconteceu com Cristo?! "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome" Filipenses 2:9

Não precisamos nos defender... O Senhor dos Exércitos é quem luta por nós.

4) Nunca passe adiante algo que prejudique alguém; Esse voto tem haver com um dos mandamentos mais importantes: "Amar o próximo como a Tí mesmo".

Vamos imaginar! Todos erramos, e fazemos coisas péssimas e horríveis. Isso é um fato na vida de todo ser humano. Ao errarmos, queremos que alguém toque uma trombeta anunciando nosso erro a todos?! "Olha lá! Ali vai o fulano que fez aquele negócio horroroso!". É claro que não... Nossos erros e pecados devem ser expostos a Deus e a quem interessar, ou quando Deus quiser que testemunhemos da nossa transformação. Nossos erros não deveriam ser lançados ao ar para que todos ouvissem, muito menos por outras pessoas, além de nós mesmos...

Deu pra entender? Não há edificação quando passamos a alguém uma informação ruim de outras pessoas, com resguardo a situação que mereçam intervenção, mas de graça? Contar por contar? Pra falar mal? Não! Creio que essa não seja uma atitude que agradaria nosso Deus.  A bíblia diz que o Amor cobre uma multidão de pecados, logo, o amor que temos que ter pelo nosso próximo deve ser o suficiente para não expormos seus erros e falhas desnecessariamente!

5) Nunca aceite qualquer glória: O último e não menos importante... A Glória é do Senhor. Hoje em dia é comum vermos pessoas sendo levantadas como ídolos quando na verdade a Glória deveria ser dada a Deus.

Existe um versículo terrível na bíblia acerca disso: "Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor." Isaías 42:8

Digo que é terrível pois é uma mensagem direta do Criador do Universo. Não sei vocês, mas eu não brincaria com isso!

Não podemos chamar a atenção de Deus pra nós! Nunca! Se tivermos algum reconhecimento, quem nos dá é o Senhor. Não devemos buscar isso, pelo contrário... Devemos nos diminuir, como João Batista fez quando Jesus, a quem ele anunciava, iniciou seu ministério (Jo. 3:30).

Bom.............

Esses são os votos! Eles tem me ajudado e muito a me colocar no meu lugar de servo, filho e responsável pela importante missão de pregar o evangelho de Jesus.
Vale lembrar que votos são importantes para Deus, que espera que nós cumpramos, por isso... Te convido a refletir nessas palavras escritas aqui e peço ao Espírito Santo para que você compreenda no seu coração que esses votos nada mais são que verdades bíblicas que já foram demonstradas por Jesus, nosso exemplo maior. Que essas verdades possam te ajudar a crescer assim como eu creio que tem me ajudado!

Hoje não escrevi ouvindo música, mas uma frase de uma canção está permeando meu coração: "Vou e faço meu melhor, de ser vaso em tuas mãos"... Muito legal né!

Que Deus te abençoe meu irmãozinho, fica na PAZ!

Abraços, Hb.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bateria! Bateria, Bateria, Bateria.........!!!!

Hoje faço questão de fazer menção do DIA DO BATERISTA! Por que?! Primeiro por que sou músico, e a música me fascina, junto com tudo que há nela! Depois que bateria foi um dos primeiros instrumentos que tive o privilégio de desenvolver. Quando eu tinha (pasmem) 8, ou 9 anos, por escassez de músicos na Igreja, fui lançado pelo meu grande primo Henrique à aventura de tocar bateria nos cultos. Nunca vou me esquecer dessa época: era uma bateria Roll Star que tinha lá no templo, com pratos Octagon (pelo menos eu lembro de um), bem antiga. Tão antiga que não consegui uma foto dela pra botar aqui! Eu morria de medo de tocar as músicas mais rápidas, medo de passar vergonha e errar... Caramba, foi um tempo difícil, mais de muito aprendizado. Aos poucos fui me sentindo mais a vontade e fui aprendendo olhando as pessoas que eram referências na época. Fica aqui um abraço pro Melk Borretti, de Nilópolis, pois eu acho que nem ele sabe o quanto me ajudou. Ele ainda é um dos mais técnicos bateris

Fim das Férias

Olá! Hoje é a volta das férias. Daqui a pouco estarei me preparando para ir para o primeiro dia do ano no trabalho. Fiquei um tempão sem escrever aqui e me dei conta que sou um blogueiro muito fraco ainda! Não escrevi mensagem de Natal, ano novo, mas o fato é que final do ano é sempre muito atarefado: minhas aulas ainda foram até o dia 18 de Dezembro e nesse período sempre tenho muita coisa pra fazer... Dormi um dia e no outro já era Natal. Esse ano vou tentar ser mais prudente enquanto a isso. Como já disse numa postagem anterior, tenho muitos planos pra esse ano... A faculdade praticamente já terminou (faltam algumas pendências), e agora está na hora de estudar pra prova da OAB e trabalhar bastante. Como gosto de escrever quero estar sempre por aqui registrando os fatos e reflexões do cotidiano. A novidade é que, a pedido de de algumas pessoas, estarei divulgando o blog  pela primeira vez. Gostaria de registrar algo sobre as férias. Ela foram muito legais e realmente conse