Pular para o conteúdo principal

Ensaio sobre Motivação

Boa tarde!

O fim do ano vai se aproximando e o tempo vai encurtando. Todos os dias eu tenho idéias ótimas para postar aqui, mas cadê o tempo?! Tenho que terminar os TCCs, correr atrás de matéria atrasada, e já estamos a poucas semanas de Dezembro! É o fim do ano, fim da faculdade, fim de um tempo que demorou a passar!

Mas enfim... Nas últimas semana estava meditando em relação a algumas situações que tenho visto e automaticamente fui remetido a Bíblia. Isso e bom... Significa que meus padrões morais, éticos, remetem ao padrão estabelecido na bíblia. Na verdade acho isso um pouco perigoso na maioria das vezes: muita das vezes temos problemas no nosso dia-a-dia, insatisfações, e tudo que queremos é algo para apoiar nossas razões. A bíblia não deve ser usada dessa forma, por que sempre daremos um entendimento bíblico tendencioso a algo que nos apoia. Isso é normal do ser humano.

2 Pedro 1:20 diz claramente que: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.". Esse versículo é um dos mais importantes no que diz respeito a defesa da fé Cristã.

As coisas que Deus fala não devem ser utilizadas para apoiar algo particular nosso, e vejo muita gente boa fazendo isso nos dias atuais. Ao invés de consultar os princípios de Deus para adequar suas decisões, as pessoas tendem a adequar os princípios de Deus a suas próprias decisões. Que perigo!

Continuando... Não é isso que fiz. Diante de muitas situações, parei, acalmei minha alma e refleti na palavra de Deus. Veja o texto:

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. " Filipenses 2:3

Eu curto muito esse texto... Na verdade gosto muito das palavras diretas da bíblia, aquelas que dão pouca margem pra infelizes erros de interpretação (esses que o pessoal gosta de usar em próprio favor).

É um conselho prático em um pequeno versículo que pode mudar totalmente a nossa forma de fazer as coisas.

Uma dificuldade que vejo nas pessoas hoje em dia é a motivação errada para fazer o que se tem pra ser feito. Esse texto nos diz diretamente que não devemos fazer nada em razão de contendas. Contenda significa brigas e discussões. Sabe quando ficamos chateados e tomamos uma atitude em virtude dessa chateação?! Algo do tipo: briguei com o fulano, só por causa disso vou fazer aquilo... Isso acontece muito certo? É muito óbvio e até dá pra tentarmos entender por que isso faz mal. Quem, em estado de agitação mental, desconforto, com emoções abaladas, terá capacidade para tomar uma medida ou dar uma resposta adequada em uma situação de confronto?! É muito claro que esse conselho é maravilhoso. Não podemos nos dar ao luxo de fazer alguma coisa sem estarmos em perfeitas condições físicas e mentais, o que não acontece quando estamos em "contenda".

A palavra contenda em algumas versões é substituída por "partidarismo". Não é tão diferente se pensarmos que um "partido" ou uma posição surge quando não se concorda com uma provável "contra posição", o que praticamente é a semente de uma eminente "contenda". Ou seja... Nossa tomada de atitude não deve ser motivada por posicionamentos contrários. Não que não possamos pensar diferente, mas fazer algo com a motivação de atacar por defender uma postura certamente vai gerar confusão.

Continuando a parte A do versículo: "...mas por humildade."

Ser humilde é uma característica difícil de se alcançar. Não essa humildade que as pessoas defendem ter. (MUITOS RISOS) Só pelo fato de defenderem sua humildade, ao invés de ensiná-la, assim com Jesus fez, já demonstra que o "orgulho de ser humilde bate a porta".

Não posso deixar furos nas minhas postagens: nunca se sabe quem está lendo por isso quero deixar aqui registrado a dificuldade de consenso que há no significado das palavras Humildade e Orgulho.

Orgulho pode ser entendido de diversas formas, como por exemplo o "Sentimento de dignidade pessoal" o que a princípio parece bom. Não há nada de errado para uma pessoa comum ter esse sentimento. 

No entanto o orgulho pode significar também "altivez", "brio", conceito elevado de si próprio, amor próprio exagerado e até mesmo soberba.

Humildade por outro lado significa a virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza. Um significado lindo que achei para humildade foi ausência completa de orgulho, rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito.

Como isso tudo me lembra Jesus! Ele veio ao mundo como um homem, nascido de mulher (rebaixamento voluntário), morreu na cruz de forma humilhante com o propósito de justificar os pecados dos descendentes de Adão para dar oportunidade para o homem se reconciliar com Deus através da Fé no Cristo (mais rebaixamento voluntário). Posso dizer que Jesus abriu mão de todo o seu orgulho ao ir pra cruz, inclusive aquele que ele poderia ter por ser filho de Deus, por não ter tido pecados, por morrer injustamente. Jesus foi humilde não só quando disse que nós deveríamos ser humildes de coração como Ele, mas por que deu testemunho dessa humildade. Ele deu o exemplo de que só conseguimos cumprir o plano de Deus quando nos colocamos a inteira disposição dEle, e por isso Jesus foi fiel até o fim, até a morte da cruz.

Voltando a reflexão inicial... É essa humildade, sem orgulho, sem chamar atenção pra si, que deve nos motivar para executarmos nossas tarefas... O que fizermos deve ser para engrandecer a Deus e não a nós mesmo. O que fazemos de bom vem do Senhor (Tg. 1:17), e Ele é quem nos honra. Não podemos ficar preocupados com quem está vendo ou nos avaliando. Quando temos uma real atitude de humildade fazemos sem esperar recompensa dos homens ou até mesmo agradecimentos.

Muita das vezes nos encontramos em uma parte da estrada que estamos seguindo em que atalhos, caminhos novos, barreiras, obstáculos, aparecem e nos apresentam opções. Vejo muita gente que não sabe o que fazer, e a situação é bem complexa. Alguns esperam que Deus mostre o caminho e ficam esperando, esperando, esperando... No entanto quando estamos munidos da Palavra de Deus, demoramos a perceber que a maioria das respostas já foram determinadas ali. Muitas atitudes, e escolhas podem ser descartadas pelo simples fato de não estarem em concordância com a Bíblia, e especificamente, baseadas em partidarismo, orgulho, soberba, contendas/brigas, e não baseadas na humildade, no amor ao próximo, nos princípios bíblicos.

Já escrevi muito. Finalizando... Muitas pessoas hoje em dia, nas quais eu (um filho de Deus em constante aperfeiçoamento) me incluo, tem dificuldades de fazer alguma coisa, ou tomar uma decisão com base na humildade, no amor ao próximo, e para agradar a Deus. Uma boa reflexão é ao fim de nosso dia pensarmos nas coisas que fizemos e vermos se fomos humildes, se demonstramos amor ao nosso próximo, e se fizemos tudo com legítimos bons interesses. Pedir perdão a Deus por isso é um ótimo/necessário passo seguinte! Tenho certeza de que o Espírito Santo te lembrará antes de fazer de novo!

Fico por aqui... Que essa reflexão abençoe a sua vida como tem abençoado a minha!

OBS: Humildade e Orgulho remonta uma extensa discussão filosófica o que não é apropriado pra esse canal. O conteúdo exposto aqui é uma síntese rasa e não tem o objetivo de informar cientificamente  mas sim levar a uma reflexão acerca da vida com Cristo. Qualquer coisa, me manda um e-mail! heitorbos@gmail.com

Um abraço,

PAZ.

Hb



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescendo Espiritualmente

Hoje é domingo, nosso primeiro dia da semana... Na verdade, o dia já virou, mas... Normalmente, no meu calendário de oração, domingo é o dia que separo para orar por crescimento espiritual. Crescer espiritualmente é, resumidamente, trabalhar nosso espírito para aumentar nossa intimidade com Espírito de Deus. Dessa forma estaremos mais em harmonia com a vontade e o coração de Jesus! Quando estava voltando do culto hoje no carro lembrei de uma coisa muito linda que Deus me ensinou, e me sinto na obrigação de compartilhar isso com quem tiver a curiosidade de ler essa postagem. Certa vez abri um arquivo de e-books que tenho e achei um livreto de um grande escritor Cristão chamado A.W. Tozer. Não era a primeira vez que lia algo desse autor, mas o título imediatamente me chamou atenção: "Cinco votos para obter poder Espiritual". Esse pequeno livreto me impressionou. Foram 33 páginas que marcaram a minha vida ao me ensinar 5 práticas sadias, bíblicas, e que verdadeiramente n

Bateria! Bateria, Bateria, Bateria.........!!!!

Hoje faço questão de fazer menção do DIA DO BATERISTA! Por que?! Primeiro por que sou músico, e a música me fascina, junto com tudo que há nela! Depois que bateria foi um dos primeiros instrumentos que tive o privilégio de desenvolver. Quando eu tinha (pasmem) 8, ou 9 anos, por escassez de músicos na Igreja, fui lançado pelo meu grande primo Henrique à aventura de tocar bateria nos cultos. Nunca vou me esquecer dessa época: era uma bateria Roll Star que tinha lá no templo, com pratos Octagon (pelo menos eu lembro de um), bem antiga. Tão antiga que não consegui uma foto dela pra botar aqui! Eu morria de medo de tocar as músicas mais rápidas, medo de passar vergonha e errar... Caramba, foi um tempo difícil, mais de muito aprendizado. Aos poucos fui me sentindo mais a vontade e fui aprendendo olhando as pessoas que eram referências na época. Fica aqui um abraço pro Melk Borretti, de Nilópolis, pois eu acho que nem ele sabe o quanto me ajudou. Ele ainda é um dos mais técnicos bateris

Fim das Férias

Olá! Hoje é a volta das férias. Daqui a pouco estarei me preparando para ir para o primeiro dia do ano no trabalho. Fiquei um tempão sem escrever aqui e me dei conta que sou um blogueiro muito fraco ainda! Não escrevi mensagem de Natal, ano novo, mas o fato é que final do ano é sempre muito atarefado: minhas aulas ainda foram até o dia 18 de Dezembro e nesse período sempre tenho muita coisa pra fazer... Dormi um dia e no outro já era Natal. Esse ano vou tentar ser mais prudente enquanto a isso. Como já disse numa postagem anterior, tenho muitos planos pra esse ano... A faculdade praticamente já terminou (faltam algumas pendências), e agora está na hora de estudar pra prova da OAB e trabalhar bastante. Como gosto de escrever quero estar sempre por aqui registrando os fatos e reflexões do cotidiano. A novidade é que, a pedido de de algumas pessoas, estarei divulgando o blog  pela primeira vez. Gostaria de registrar algo sobre as férias. Ela foram muito legais e realmente conse