Pular para o conteúdo principal

Estreiando e já na expectativa!

Olá amigos invisíveis!

Hoje, e rapidamente, estou fazendo a primeira postagem oficial sobre tecnologia musical. Estou com um planejamento muito legal para o ano que vem no que diz respeito a fazer um trabalho bom em relação a música, tecnologia, instrumentos, etc., e esse blog será peça chave para isso... Mas por enquanto estou lutando pra concluir (finalmente) a faculdade e ter mais liberdade e um tempo especial para desenvolver um negócio legal!

Mesmo na correria quero compartilhar aqui a expectativa que estou no lançamento oficial do aplicativo Audiobus que promete uma revolução para usuários de Ipad.

Só pro assunto não ficar deslocado: eu já venho trabalhando e estudando a alguns meses sobre o uso do Ipad como base para projetos de pré produção. Já comprei vários aplicativos e investi em alguns equipamento também.

O que é o Audiobus?! Antes de explicar isso venho informar pras pessoas que acharam legal fazer gravações com o Ipad que até o presente momento não existe interação a nível de saída dos aplicativos musicais em relação aos outros. Exemplo: não posso pegar o programa que gera timbres de teclado e jogar o som em tempo real para o programa que grava. Cada programa em regra funciona dedicadamente no que diz respeito a entradas e saídas de audio. Até agora...

O Audiobus na verdade é um protocolo que fará a ponte entre um aplicativo e outro! Os usuários poderão utilizar os processadores de efeito, instrumentos virtuais, em outros aplicativos de gravação. Pra quem já tentou gravar um projeto no Ipad com certeza já esbarrou nessa deficiência. Em alguns casos é necessário até mandar um arquivo de audio pra alguma nuvem (hospedagem de arquivos na internet) pra depois baixar pro outro programa.

A parte boa é que o Audiobus já tem data certa pra ser lançado: dia 10/12/2012, ou seja, daqui a 5 dias! A parte não tão boa é que nem todos os aplicativos estão compatíveis com ele. Se você quer saber mais indico o site dos desenvolvedores do Audiobus, e o site da Music Apps, do grande Marcus Padrini (um dos melhores site sobre Aplicativos Musicais, além de ser brazuca), onde tem muito conteúdo bom sobre o assunto.

Você pode perguntar: por que isso é interessante?! Bom... Uma coisa é você carregar uma mochila enorme e pesada com placas de som enormes para fazer um take de gavação em algum lugar, ou mixar em algum meio de transporte. Outra coisa é você usar um Ipad para fazer gravações de nível profissional a um equipamento bem reduzido! A verdade é que esse aplicativos estão mudando a cara da produção musical tornando viável (é claro, sem dispensar investimento e conhecimento) pra muita gente que tá afim de fazer um trabalho legal, fazer gravações de qualidade, ter praticidade aliada a qualidade em projetos sérios.

Sendo sincero, a princípio não se espera que uma pré produção feita num ipad (mesmo utilizando as melhores placas) se compare a um trabalho do Abbey Road, ou da Toca do Bandido, Casa do Mato, e tantos outros estúdios sérios cheio de equipamentos valvulados  AD/DA Apogee, racks Universal, Avalon, etc.. Mas se você ajeitar uma boa sala, com bons instrumentos, bons músicos, com uma boa interface em  bons microfones... Bem... Consigo pelo menos levar pra mix no pro tools tracks (pistas de gravação) de qualidade. Já ajuda bastante! Vamos ver! O Audiobus tem tudo para revolucionar! Sem contar que o programa está lindo!


A partir do ano que vem os projetos incluem fazer uns reviews e até tutoriais sobre como utilizar tecnologia da melhor forma para atender musicos exigentes!

Por enquanto... Faculdade, Faculdade, Faculdade...!

E dia 10... Eu sou o primeiro da fila! _o/

Um abraço,

PAZ.

Hb

Comentários

Nathália Costa disse…
Legal! Quero ver como vai ser mesmo...!
Paulo Nideck disse…
Gostei muito dos seus comentários, cara.
Fiz uma gravação tosca esses dias com o meu iPhone num aplicativozinho chamado multitrack MTSR, ele tem basicamente 4 pistas e play, stop e record.
Eu me identifico bastante com gravação no iPhone/iPad. Você já deve ter visto os trabalhos fantásticos que estão lá no Youtube. Alguns fizeram gravação, mixagem, vídeo, edição, tudo no iphone!

Para mim é perfeito, porque meu conhecimento de gravação no PC é nulo. Muita vezes só quero sobrepor pistas e fazer um som.



Forte abraço e keep up the good work.

Postagens mais visitadas deste blog

Crescendo Espiritualmente

Hoje é domingo, nosso primeiro dia da semana... Na verdade, o dia já virou, mas... Normalmente, no meu calendário de oração, domingo é o dia que separo para orar por crescimento espiritual. Crescer espiritualmente é, resumidamente, trabalhar nosso espírito para aumentar nossa intimidade com Espírito de Deus. Dessa forma estaremos mais em harmonia com a vontade e o coração de Jesus! Quando estava voltando do culto hoje no carro lembrei de uma coisa muito linda que Deus me ensinou, e me sinto na obrigação de compartilhar isso com quem tiver a curiosidade de ler essa postagem. Certa vez abri um arquivo de e-books que tenho e achei um livreto de um grande escritor Cristão chamado A.W. Tozer. Não era a primeira vez que lia algo desse autor, mas o título imediatamente me chamou atenção: "Cinco votos para obter poder Espiritual". Esse pequeno livreto me impressionou. Foram 33 páginas que marcaram a minha vida ao me ensinar 5 práticas sadias, bíblicas, e que verdadeiramente n

Bateria! Bateria, Bateria, Bateria.........!!!!

Hoje faço questão de fazer menção do DIA DO BATERISTA! Por que?! Primeiro por que sou músico, e a música me fascina, junto com tudo que há nela! Depois que bateria foi um dos primeiros instrumentos que tive o privilégio de desenvolver. Quando eu tinha (pasmem) 8, ou 9 anos, por escassez de músicos na Igreja, fui lançado pelo meu grande primo Henrique à aventura de tocar bateria nos cultos. Nunca vou me esquecer dessa época: era uma bateria Roll Star que tinha lá no templo, com pratos Octagon (pelo menos eu lembro de um), bem antiga. Tão antiga que não consegui uma foto dela pra botar aqui! Eu morria de medo de tocar as músicas mais rápidas, medo de passar vergonha e errar... Caramba, foi um tempo difícil, mais de muito aprendizado. Aos poucos fui me sentindo mais a vontade e fui aprendendo olhando as pessoas que eram referências na época. Fica aqui um abraço pro Melk Borretti, de Nilópolis, pois eu acho que nem ele sabe o quanto me ajudou. Ele ainda é um dos mais técnicos bateris

Fim das Férias

Olá! Hoje é a volta das férias. Daqui a pouco estarei me preparando para ir para o primeiro dia do ano no trabalho. Fiquei um tempão sem escrever aqui e me dei conta que sou um blogueiro muito fraco ainda! Não escrevi mensagem de Natal, ano novo, mas o fato é que final do ano é sempre muito atarefado: minhas aulas ainda foram até o dia 18 de Dezembro e nesse período sempre tenho muita coisa pra fazer... Dormi um dia e no outro já era Natal. Esse ano vou tentar ser mais prudente enquanto a isso. Como já disse numa postagem anterior, tenho muitos planos pra esse ano... A faculdade praticamente já terminou (faltam algumas pendências), e agora está na hora de estudar pra prova da OAB e trabalhar bastante. Como gosto de escrever quero estar sempre por aqui registrando os fatos e reflexões do cotidiano. A novidade é que, a pedido de de algumas pessoas, estarei divulgando o blog  pela primeira vez. Gostaria de registrar algo sobre as férias. Ela foram muito legais e realmente conse