Pular para o conteúdo principal

Tudo já está ai... Ou quase tudo...

Quanto tempo! Ter um blog é um desafio pra mim... Eu me sinto as vezes obrigado a escrever, por que sempre percebo novas reflexões acerca de muitas questões.

Nos últimos dias tenho buscado receber coisas novas de Deus, as vezes revisando textos bíblicos, também tenho lido sermões antigos de famosos pregados cristãos da antigüidade, as vezes vendo alguns vídeos, etc..

Numa dessas aventuras vendo um canal do youtube que gosto muito chamado "o evangelho em três minutos" apresentado pelo Mário Persona, uma palavra que eu já havia recebido a algum tempo mais uma vez impactou meu coração. Só nessa semana tive diversas reflexões e espero ter capacidade de condensar tudo isso nesse texto.

A bela exposição do Mário Persona em algum momento culmina na frase "em regra Deus fala conosco pela Sua palavra, as outras formas são secundárias, não menos importante, mas secundarias". Isso é muito legal. Não quero falar misticamente, nem entrar na polemica acerca das formas que Deus fala, por que hoje em dia muitos dizem que Deus falou ou mandou e nao existem frutos que comprovem isso.

A questão é: muita coisa, muita resposta que estamos esperando já foi falada através da revelação Divina na bíblia. Lembrando que essa, a revelação de Deus, seus atributos, a salvação, a vida e obra de Cristo para o homem, a ordem moral de Deus já foram revelados pela bíblia que foi um livro inspirado pelo próprio Deus.

As pessoas tem confiado em tudo, menos na palavra de Deus. Muitos seguem homens, muitos seguem o misticismo contido o cristianismo, e baseiam sua fé e vida em coisas alheias a vontade de Deus. Muitos ficam orando pra que Deus responda através do profeta aquilo que já foi revelado.

Eu fico imaginando Deus ouvindo essas orações e respondendo: "Filhão, eu já falei o que você tem que fazer, já foi escrito, eu já sabia que isso ia acontecer. Eu já deixei essa instrução!".

Caramba, como isso acontece hoje em dia! E pior... Do outro lado, ficamos nós, não só esperando que Deus responda miraculosamente ou sobrenaturalmente através de uma pessoa, mas esperando que Deus responda aquilo que queremos. Olhando de fora eu acho até engraçado pois erramos duas vezes. Nós como simples homens que somos não temos como determinar que Deus responda da maneira que queremos e o que queremos. Ele sabe de tudo, conhece a mim e a você no mais profundo de nossas almas, logo, Ele sabe o que e como dizer pra nos, mas em 90% das vezes, Deus esta torcendo que você entenda e compreenda que o que Ele tem a dizer está na Sua Palavra.

O fato é que nós não aceitamos isso. Muitos nem conhecem a bíblia e se conformam em receber aquilo que é dito, sem ao menos confirmar. Isso não é bom. O interesse de Jesus é que sejamos conhecedores dos desígnios de Deus revelados em sua Palavra.

O que até aqui exposto mostra é uma das dificuldades da igreja moderna: a superficialidade.

Como muitos dizem, nós, cristãos crescemos como um oceano e na profundidade de uma piscina. As pessoas que se convertem não desenvolvem raízes profundas e facilmente são desviadas pelas seduções do mundo, a saber as três principais: fama, dinheiro, sexualidade.

Muitas pessoas não sabem o que fazer como crentes em Cristo diante de situações, decisões, aquelas coisas que piram nossas cabeças. Tudo já esta escrito. Mas fica a pergunta: se tudo já está escrito, não devemos crer nas revelações? Bom... Normalmente as revelações verdadeiras vem apenas confirmar um aspecto da palavra de Deus, a bíblia. Mas e o Espirito Santo, não fala mistérios, coisas sobrenaturais? Sim, mas o primeiro crivo para provar uma palavra que supostamente vem de Deus é avaliar ao reflexo da bíblia. Deus é perfeito e não se embola naquilo que diz. Se algo está escrito na bíblia, uma revelação nunca poderá falar o contrario.

Um assunto que incide sobre essa questão é o papel do Espirito Santo para nós. A bíblia diz que Ele seria enviado como consolador para nos guiar a toda verdade. Os espertos podem indagar: "se tudo já esta revelado, pra que precisamos de um guia? Sejamos legalistas então!".

Mesmo que tenhamos tudo revelado, o Espirito Santo nos leva a acertar na forma de aplicação da palavra de Deus. Na minha opinião isso é uma das mais line características do Cristianismo. Só a convicção cristã tem isso, um ajudador sobrenatural, que nos guiará pelos parâmetros e ordens que já foram determinados. Um exemplo legal seria o de um equipamento. Supondo que você comprou a melhor televisão, com 1 milhão de recursos, e um manual enorme. Para você utilizar o aparelho plenamente, até porque seria o ideal (afinal de contas você investiu nisso, pagou o preço pelos recursos), você precisa ler o manual, conhecer os detalhes, o que você pode fazer. É chato ler manual, quase um habito abandonado pela sociedade moderna, o que de fato faz com que muitas pessoas não usem como deveriam seus equipamentos. Não seria legal se ao comprarmos um equipamento desse tipo o fabricante os enviasse um consultor as nossas casas para nos ensinar, tirar as duvidas? Seria perfeito.... Assim como o Espirito Santo é pra nós, por que essa é a sua função.

Em resumo o Espirito Santo é o nosso consultor, constante, que nos lembra a palavra que já deve estar nos nossos corações e nos diz como devemos aplicar essas verdades. Voltando ao inicio, está tudo ai... O que nós achamos que não está na palavra, nada mais são do que funções, palavras bíblicas, que nosso consultor constante está tentando nos explicar enquanto muitos de nós estamos esperando que Deus fale conosco de formas loucas.

Tudo já está ai... Que nossos sentidos espirituais estejam abertos para compreendermos a palavra que já nos foi revelada, e ainda, para que o contato do Espirito Santo seja sempre positivo.

Um abraço, Paz.

Hb


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescendo Espiritualmente

Hoje é domingo, nosso primeiro dia da semana... Na verdade, o dia já virou, mas... Normalmente, no meu calendário de oração, domingo é o dia que separo para orar por crescimento espiritual. Crescer espiritualmente é, resumidamente, trabalhar nosso espírito para aumentar nossa intimidade com Espírito de Deus. Dessa forma estaremos mais em harmonia com a vontade e o coração de Jesus! Quando estava voltando do culto hoje no carro lembrei de uma coisa muito linda que Deus me ensinou, e me sinto na obrigação de compartilhar isso com quem tiver a curiosidade de ler essa postagem. Certa vez abri um arquivo de e-books que tenho e achei um livreto de um grande escritor Cristão chamado A.W. Tozer. Não era a primeira vez que lia algo desse autor, mas o título imediatamente me chamou atenção: "Cinco votos para obter poder Espiritual". Esse pequeno livreto me impressionou. Foram 33 páginas que marcaram a minha vida ao me ensinar 5 práticas sadias, bíblicas, e que verdadeiramente n

Bateria! Bateria, Bateria, Bateria.........!!!!

Hoje faço questão de fazer menção do DIA DO BATERISTA! Por que?! Primeiro por que sou músico, e a música me fascina, junto com tudo que há nela! Depois que bateria foi um dos primeiros instrumentos que tive o privilégio de desenvolver. Quando eu tinha (pasmem) 8, ou 9 anos, por escassez de músicos na Igreja, fui lançado pelo meu grande primo Henrique à aventura de tocar bateria nos cultos. Nunca vou me esquecer dessa época: era uma bateria Roll Star que tinha lá no templo, com pratos Octagon (pelo menos eu lembro de um), bem antiga. Tão antiga que não consegui uma foto dela pra botar aqui! Eu morria de medo de tocar as músicas mais rápidas, medo de passar vergonha e errar... Caramba, foi um tempo difícil, mais de muito aprendizado. Aos poucos fui me sentindo mais a vontade e fui aprendendo olhando as pessoas que eram referências na época. Fica aqui um abraço pro Melk Borretti, de Nilópolis, pois eu acho que nem ele sabe o quanto me ajudou. Ele ainda é um dos mais técnicos bateris

Fim das Férias

Olá! Hoje é a volta das férias. Daqui a pouco estarei me preparando para ir para o primeiro dia do ano no trabalho. Fiquei um tempão sem escrever aqui e me dei conta que sou um blogueiro muito fraco ainda! Não escrevi mensagem de Natal, ano novo, mas o fato é que final do ano é sempre muito atarefado: minhas aulas ainda foram até o dia 18 de Dezembro e nesse período sempre tenho muita coisa pra fazer... Dormi um dia e no outro já era Natal. Esse ano vou tentar ser mais prudente enquanto a isso. Como já disse numa postagem anterior, tenho muitos planos pra esse ano... A faculdade praticamente já terminou (faltam algumas pendências), e agora está na hora de estudar pra prova da OAB e trabalhar bastante. Como gosto de escrever quero estar sempre por aqui registrando os fatos e reflexões do cotidiano. A novidade é que, a pedido de de algumas pessoas, estarei divulgando o blog  pela primeira vez. Gostaria de registrar algo sobre as férias. Ela foram muito legais e realmente conse