Pular para o conteúdo principal

Alicerces

O que é alicerce?

Segundo o dicionário online Alicerce é: 


"s.m. Maciço de alvenaria sobre o qual se assenta a estrutura de uma construção.

O mesmo que fundamento, fundações ou base. 
Figurado. Aquilo que fundamenta e sustenta, base, apoio, sustentáculo: o bom êxito se fundamenta nos alicerces do trabalho.
O processo de escavação pelo qual são assentados os alicerces. "


Alicerce é uma palavra cujo seu significado pode nos remeter a diversas coisas, assuntos, e é claro, a reflexões.

No novo testamento lemos algumas passagens que, literais ou figuradas, falam de alicerces. Quero me ater ao exemplo que Jesus dá que é muito útil para nós: Lc. 6:46-49, abaixo citado:

46 E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
47 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.



No texto acima lemos que Jesus está em mais um de seus diversos momentos de ensino onde aprendemos muito: logo no versículo 46 Ele dá uma palavra dura que confrontou naquela época e continua nos confrontando até hoje. 

A primeira pergunta que podemos nos fazer é a seguinte: se somos filhos, servos, amados, raça eleita, sacerdotes, ungidos, entre outros adjetivos que trazemos pra nós mesmos, por que temos tanta dificuldade de fazer o que Jesus nos manda? Para realçar o confronto desta questão, aproveito para citar muitos dos adjetivos "ultra românticos", que os Cristãos tem usado para mostrar seu amor a Jesus: enfermos de amor, desesperados,  frenéticos, etc.. Não quero atacar esses adjetivos, mas quero trazer a realidade de que, independentemente do que achamos que somos, ainda estamos muito longe de cumprir aquilo que Jesus nos propõe em suas palavras, o que nos leva a uma direção até meio hipócrita, de afirmarmos que somos uma coisa quando agimos de forma parcial ou totalmente avessa.Essa fala de Jesus a mais de 2000 anos atrás ainda nos desafia hoje!

Onde entram os alicerces? Você pode se perguntar! O versículo 47 é o elo entre essa dificuldade abordada acima e o alicerce. É simples: ouvir e praticar a palavra de Deus é como estabelecer um alicerce em lugar firme. 

O alicerce e a Rocha

Perceba que na fala de Jesus consta que quem construiu o alicerce foi o homem, em uma rocha firme. Aqui separamos o conceito de alicerce e rocha embora os dois cooperem para a estrutura de uma consctrucao.

Toda construção (segundo aprendemos na escola) precisa ser construída sobre uma pedra fundamental, firme, que fica localizada em uma certa profundidade da terra. Tudo na nossa vida é construído: conhecimento, carreira, família, relacionamentos, e tudo mais que você pensar! Esse alicerce quem constrói somos nós através de escolhas e atitudes. 

A rocha está lá, e já existe, não depende da nossa vontade. Ela está lá embaixo da terra, esperando ser escolhida como fundação firme para algum alicerce de construção. Essa rocha que a bíblia fala e a obediência a palavra de Deus, ou seja aos preceitos de Cristo. Essa é a rocha mais firme para estabelecer alicerces seja la do que estejamos dispostos a construir. No entanto o próprio versículo 49 cita que existem outros lugares possíveis de se estabelecer alicerces, como a terra. Isso nos ensina que nossos alicerces não podem ser construídos em qualquer lugar sob pena de perdemos toda a nossa construcao. Isso acontece o tempo todo!

Alicerce na Rocha

Voltemos a analisar o versículo 48 onde lemos o exemplo do homem que coloca seus alicerces na Rocha.
Primeiramente notamos que o homem edificou sua casa na rocha, ou seja, ele escolheu fazer isso. Fica ao nosso critério onde vamos colocar nossos alicerces, e apenas nosso! É sempre muito atrativo para nós abrirmos mão da escolha que sabemos ser a certa para irmos a um caminho mais fácil aparentemente. Seguindo o versículo vemos que não basta apenas escolher o lugar perfeito para iniciarmos qualquer construção: tem muito trabalho a partir dai. A própria bíblia cita que e necessário cavar, e abrir bem fundo. Sem duvidas isso da trabalho! Faz alguns anos que acompanho o meu primo na construção de uma casa e como da trabalho! Para termos o melhor, precisamos investir nosso melhor, nos esforçarmos para que a parte onde todas as coisas serão firmadas cumpra verdadeiramente o seu papel.
Quando escolhemos construir na rocha que é Cristo, temos certeza de que se obedecermos e cumprirmos sua palavra, não haverá erro por parte dEle. O que não acontece necessariamente no alicerce que é nossa parte na construção.
Pode acontecer de escolhermos a rocha verdadeira para construirmos os alicerces, mas no entanto construirmos mal esses alicerces. Isso gera uma coisa que é bem expressa na palavra de Deus e no "dicionário de expressões popular". Quem nunca ouviu os termos do tipo "Cristão perdido na casa do Pai", ou então na severa expressão contida no livro de apocalipse "Cristão Morno". Muitas vezes encontramos a Rocha, cavamos, nos esforçamos para abrir fundo a terra, mas construímos alicerces fracos crendo que apenas ter encontrado a Rocha basta para termos construções a prova de tudo. Deus espera que construamos bons alicerces! Pode parecer difícil de entender isso, então usemos de um exemplo: imagine cavar fundo, achar a pedra fundamental para construir uma casa, abrir o buraco e fazer uma casa de palha. Parece surreal, mas tem gente que faz isso. As vezes apenas uma rachadura em nossos alicerces pode ser a brecha para que uma grande construção caia.
O evangelho da Salvação sempre pressupõe que o homem faca a parte dele!
Finalmente vemos que a construção ideal necessita a Rocha perfeita de Cristo e um alicerce bem construído por nos, isso bastara para que as tempestades da vida sejam resistidas. É lamentável quando vemos "construções" na vida das pessoas, as vezes antigas, ruindo, por que existiam erros de alicerces mal construídos. O homem enfrenta tempestades, isso e inevitável! A bíblia diz isso inclusive nessa passagem de Lucas... Construir mal os alicerces é como ignorar um aviso de tsunami! Sabemos que seremos atingidos e nos preparamos mal! Isso não e pros filhos de Deus! Construamos alicerces firmes, sem brechas, sobre a única Rocha firme o bastante para suportar as ventanias da vida.

Alicerce fora da Rocha

O mundo tem oferecido muitas opções de fundamento para construirmos nossos alicerces, e muitas vezes essas ofertas vem através de amigos, mídia, ou seja, influencias negativas diversas que não oferecerão um lugar tao seguro para construir. Agora analisamos o versículo 49!
O que acontece quando não construímos  na Rocha, ou seja, quando não fazemos a vontade de Cristo? O primeiro exemplo bíblico é aquele em que o homem não constrói a casa sobre alicerce algum, e e claro, fora da rocha. Esse é o homem totalmente insensato que faz tudo sem ordem, sem na verdade, o conceito de construção. E fácil entender que tudo que um homem assim faz não vai pra frente, ou tudo que ele conquistar passara tao rápido quanto chegou. 
Fora o exemplo explicito, temos também o exemplo daquele que constrói bons alicerces, mas fora da rocha! Isso e possível! Quantas pessoas você já conheceu que não tem nada haver com cristianismo mas que são bem sucedidas? Muitas e muitas! Essas pessoas colhem o resultado de seus esforços, ou seja, da lei da semeadura.. Se plantar bem, colhera bem, essa regra esta na bíblia, e permite que as pessoas que agem bem tenham oportunidade de conhecer a Cristo em alguma fase de suas vidas.
Tem gente que simplesmente erra o alvo. Constrói um castelo sobre bons alicerces, mas fora da rocha verdadeira. Isso significa que suas construções por mais inabaláveis que pareçam, são frutos da forca humana, que não se compara a forca de Deus. 
Em ambos os exemplos notamos que o futuro é a ruína. 

Conclusão

Como tem sido nossos alicerces? Eles estão construídos na rocha verdadeira? Sabemos que temos tempestades a enfrentar, o alarme já foi soado! Nossa construção esta realmente pronta para receber esses eventos? 
Nossa vida é uma continua construção: relacionamentos sadios, família equilibrada e abençoada, um bom serviço para o reino de Deus, carreira profissional, etc.. Tudo isso precisa estar firmado na rocha que é Cristo e seus preceitos. Não há como dizer que os fundamentos e alicerce estão corretos se relutamos em fazer a vontade de Deus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescendo Espiritualmente

Hoje é domingo, nosso primeiro dia da semana... Na verdade, o dia já virou, mas... Normalmente, no meu calendário de oração, domingo é o dia que separo para orar por crescimento espiritual. Crescer espiritualmente é, resumidamente, trabalhar nosso espírito para aumentar nossa intimidade com Espírito de Deus. Dessa forma estaremos mais em harmonia com a vontade e o coração de Jesus! Quando estava voltando do culto hoje no carro lembrei de uma coisa muito linda que Deus me ensinou, e me sinto na obrigação de compartilhar isso com quem tiver a curiosidade de ler essa postagem. Certa vez abri um arquivo de e-books que tenho e achei um livreto de um grande escritor Cristão chamado A.W. Tozer. Não era a primeira vez que lia algo desse autor, mas o título imediatamente me chamou atenção: "Cinco votos para obter poder Espiritual". Esse pequeno livreto me impressionou. Foram 33 páginas que marcaram a minha vida ao me ensinar 5 práticas sadias, bíblicas, e que verdadeiramente n

Bateria! Bateria, Bateria, Bateria.........!!!!

Hoje faço questão de fazer menção do DIA DO BATERISTA! Por que?! Primeiro por que sou músico, e a música me fascina, junto com tudo que há nela! Depois que bateria foi um dos primeiros instrumentos que tive o privilégio de desenvolver. Quando eu tinha (pasmem) 8, ou 9 anos, por escassez de músicos na Igreja, fui lançado pelo meu grande primo Henrique à aventura de tocar bateria nos cultos. Nunca vou me esquecer dessa época: era uma bateria Roll Star que tinha lá no templo, com pratos Octagon (pelo menos eu lembro de um), bem antiga. Tão antiga que não consegui uma foto dela pra botar aqui! Eu morria de medo de tocar as músicas mais rápidas, medo de passar vergonha e errar... Caramba, foi um tempo difícil, mais de muito aprendizado. Aos poucos fui me sentindo mais a vontade e fui aprendendo olhando as pessoas que eram referências na época. Fica aqui um abraço pro Melk Borretti, de Nilópolis, pois eu acho que nem ele sabe o quanto me ajudou. Ele ainda é um dos mais técnicos bateris

Fim das Férias

Olá! Hoje é a volta das férias. Daqui a pouco estarei me preparando para ir para o primeiro dia do ano no trabalho. Fiquei um tempão sem escrever aqui e me dei conta que sou um blogueiro muito fraco ainda! Não escrevi mensagem de Natal, ano novo, mas o fato é que final do ano é sempre muito atarefado: minhas aulas ainda foram até o dia 18 de Dezembro e nesse período sempre tenho muita coisa pra fazer... Dormi um dia e no outro já era Natal. Esse ano vou tentar ser mais prudente enquanto a isso. Como já disse numa postagem anterior, tenho muitos planos pra esse ano... A faculdade praticamente já terminou (faltam algumas pendências), e agora está na hora de estudar pra prova da OAB e trabalhar bastante. Como gosto de escrever quero estar sempre por aqui registrando os fatos e reflexões do cotidiano. A novidade é que, a pedido de de algumas pessoas, estarei divulgando o blog  pela primeira vez. Gostaria de registrar algo sobre as férias. Ela foram muito legais e realmente conse