Pular para o conteúdo principal

Trabalho, lutas, Sabá, Etc..

Olá!

Eu pensei em colocar uma foto de dois lutadores de MMA pra pode ilustrar o título dessa postagem, mas pensei melhor nos riscos de ferir o direito de imagem de alguém! Mesmo assim esse esporte está na moda e todos gostam de assistir. Particularmente prefiro competições menos violentas, mas não podemos negar que as lutas estão na graça do povo!

Embora eu tenha começado falando de MMA, o que gostaría de abordar hoje é outro tipo de luta. Na verdade, a nossa luta mais comum, a luta diária! Quem nunca ouviu falar da expressão "matar um leão por dia"? Essa expressão faz menção de que durante nossos dias precisamos nos esforçar para alcançar nossos objetivos, e isso faz parte da natureza do homem, da sua constituição. Vamos ler o trecho bíblico abaixo:

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."Gênesis 1:27-28

"E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás." Gênesis 3:17-19

Eu não canso de ler o Livro de Gênesis! É sempre uma espetacular leitura! Se você perceber, quando o homem foi criado por Deus foi lhe dado também atribuições, tarefas, trabalho! "E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar." Gênesis 2:15. O homem foi feito para dominar e zelar pela terra entregue a ele. O trabalho faz parte da nossa essência! Indo ainda mais profundamente lemos: "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Gênesis 1:26 Como fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, entendemos que, salvaguardadas as devidas proporções, temos características do nosso Criador! "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." João 5:17. Eu acho isso fantástico! Jesus afirma que Deus trabalha! E o próprio Jesus trabalha! Parece algo bobo mas que revela como a nossa natureza é, e como Deus nos fez a Sua imagem e semelhança! O trabalho faz parte de nós! Mesmo após Adão ter desobedecido as ordens de Deus o trabalho persistiu, e até se intensificou... A grande diferença entre o antes e depois do pecado na vida de Adão é a morte. Isso mesmo! O homem passa a experimentar a morte após o pecado, e isso é um tema vasto para outro post!

Voltando ao trabalho... Desde sua primitividade, ou seja, nas organizações mais simples que se tem notícia, o homem precisou trabalhar, ou depender do trabalho para sobreviver! É a nossa luta diária! Embora trabalhar seja uma atividade natural do ser humano, normalmente nos referimos ao trabalho, seja em qualquer ordem, como luta, quando as coisas estão difíceis ou mais difíceis do que o normal. É dessa luta que gostaria de compartilhar nessa reflexão.

As vezes nossos afazeres diários se tornam extremamente consumidores de nossas energias! Pra deixar mais interessante, tomemos o exemplo de um lutador esportista! Se eu perguntar a você se é difícil elevar seu joelho até a altura da cintura, certamente você dará de ombros e me responderá: "Eu não tenho dificuldades de fazer isso!". Digamos que fazer esse movimento é algo simples e natural. Mas se eu perguntar se é difícil erguer seu pé a altura de sua cabeça, a maioria das pessoas diriam que teriam alguma dificuldade para fazer isso. Os lutadores profissionais fazem movimentos não usuais com seus corpos, ou seja, que não são comuns a maioria das pessoas. Eles se esforçam mais pra isso, usam mais energia, necessitam de preparo para isso. Comparando com o trabalho que temos no nosso dia, a luta é quando utilizamos nossa capacidade de realização de forma não usual e normalmente acima do limite, fora do comum, o que na maioria das vezes provoca em nós uma extrema fadiga emocional e até mesmo física. Essa é a luta diária que "as vezes nos encontramos".

A má notícia é que vivemos em um mundo cada vez mais materialista e imediatista. Isso nos acelera e nos faz passar por períodos longos de luta. Muitas pessoas traçam uma rota sem volta no que diz respeito a esse assunto, sendo mastigados, engolidos e digeridos pelas lutas que enfrentam. Como escrevi um pouco antes, o trabalho faz parte da identidade do homem! Essa identidade tem que acrescentar ao que somos e não destruir o que somos! Pessoas que tomam esse rumo muitas vezes negligenciam família, amigos, muitas vezes até sua vida com Deus, em nome de uma luta que ele não se lembra nem quando, onde e como começou! O trabalho árduo é necessário, mas o trabalho equilibrado também o é!

É impressionante como a expressão popular "Fulano não trabalha pra viver, vive pra trabalhar" é uma realidade palpável na nossa sociedade. As pessoas tem esquecido que o trabalho dá sustento, ou seja, sustenta um estilo ou modo de viver, ele não é em si o modo de viver.

Posso falar por conta própria que tenho passado por muitas lutas a ponto de me ver totalmente a mercê da misericórdia de Deus, e uma coisa muito boa que tenho aprendido é que as lutas, assim como os atletas lutadores, nos deixam mais fortes, mais "cascudos" como dizemos no popular! As lutas nos fortalecem a cada batalha que travamos, e se entendermos que lutas são pra ser vencidas e não prolongadas (na forma da rotina de trabalho que muitos desenvolvem), temos muito a ser acrescentados! O mais interessante é que pra nós que cremos em Deus só temos a vencer..."Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." Tiago 1:2-4

Essas provações são as lutas! Situações que nos levam além da capacidade que achávamos que tínhamos. Digo isso por que nosso instinto natural de auto preservação nos impede vermos o potencial que só Deus sabe que temos! "Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar." 1 Coríntios 10:13

Deus conhece nosso limite e as lutas que temos são feitas especialmente pra nos fazer crescer, e aprender! Mesmo que o resultado não seja o que esperamos, estaremos aprendendo! O que o mundo as vezes pensa ser derrota, para Deus é só mais um passo para o cumprimento da vontade dEle. Isso pode dar um medo em nós é normal pensarmos coisas do tipo "será que Deus vai querer que eu faça uma coisa que eu não goste?" ou, "E se a vontade dEle não for o que eu quero?"... Bem... Nesse ponto lembramos a palavra de Deus: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11

Precisamos colocar nossa fé em Jesus, crendo que seus pensamentos pra nós são de paz. Por isso o descanso é necessário! Quando falamos de descanso emerge o Sabá, termo transliterado do termo hebraico shabat, que significa "cessar", que é o mesmo termo usado na bíblia para o sétimo dia da criação. O Sabá aponta para descanso, não apenas físico, mas a tranquilidade de quem está descansando no Senhor. No judaísmo o Sabá era guardado literalmente, quando 1 vez por semana (daí a derivação da palavra "sábado"), o povo judeu cessava todos os trabalhos. Entrar no Sabá, além de guardar o dia para Deus, significava também não temer a falta ou a provisão de um dia de trabalho, em nome da obediência a ordem Divina.

Para o nosso tema de hoje entendemos que mesmo tendo que trabalhar, mesmo que nosso trabalho se torne uma luta, o Sabá do Senhor está ao nosso alcance através de Cristo: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:28-29

Estar no Sabá é crer que apesar das lutas, o Deus todo poderoso cuida de nós, e que através de Cristo temos nosso peso aliviado de todas as lutas que temos que enfrentar! Lutas são até bem vindas quando entendemos que precisamos estar no Sabá do Senhor, no descanso do nosso Pai que nos ama tanto!

Que essa reflexão possa abençoar a você que está lendo, na mesma proporção que desafia o meu coração!

Paz

Hb




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescendo Espiritualmente

Hoje é domingo, nosso primeiro dia da semana... Na verdade, o dia já virou, mas... Normalmente, no meu calendário de oração, domingo é o dia que separo para orar por crescimento espiritual. Crescer espiritualmente é, resumidamente, trabalhar nosso espírito para aumentar nossa intimidade com Espírito de Deus. Dessa forma estaremos mais em harmonia com a vontade e o coração de Jesus! Quando estava voltando do culto hoje no carro lembrei de uma coisa muito linda que Deus me ensinou, e me sinto na obrigação de compartilhar isso com quem tiver a curiosidade de ler essa postagem. Certa vez abri um arquivo de e-books que tenho e achei um livreto de um grande escritor Cristão chamado A.W. Tozer. Não era a primeira vez que lia algo desse autor, mas o título imediatamente me chamou atenção: "Cinco votos para obter poder Espiritual". Esse pequeno livreto me impressionou. Foram 33 páginas que marcaram a minha vida ao me ensinar 5 práticas sadias, bíblicas, e que verdadeiramente n

Bateria! Bateria, Bateria, Bateria.........!!!!

Hoje faço questão de fazer menção do DIA DO BATERISTA! Por que?! Primeiro por que sou músico, e a música me fascina, junto com tudo que há nela! Depois que bateria foi um dos primeiros instrumentos que tive o privilégio de desenvolver. Quando eu tinha (pasmem) 8, ou 9 anos, por escassez de músicos na Igreja, fui lançado pelo meu grande primo Henrique à aventura de tocar bateria nos cultos. Nunca vou me esquecer dessa época: era uma bateria Roll Star que tinha lá no templo, com pratos Octagon (pelo menos eu lembro de um), bem antiga. Tão antiga que não consegui uma foto dela pra botar aqui! Eu morria de medo de tocar as músicas mais rápidas, medo de passar vergonha e errar... Caramba, foi um tempo difícil, mais de muito aprendizado. Aos poucos fui me sentindo mais a vontade e fui aprendendo olhando as pessoas que eram referências na época. Fica aqui um abraço pro Melk Borretti, de Nilópolis, pois eu acho que nem ele sabe o quanto me ajudou. Ele ainda é um dos mais técnicos bateris

Fim das Férias

Olá! Hoje é a volta das férias. Daqui a pouco estarei me preparando para ir para o primeiro dia do ano no trabalho. Fiquei um tempão sem escrever aqui e me dei conta que sou um blogueiro muito fraco ainda! Não escrevi mensagem de Natal, ano novo, mas o fato é que final do ano é sempre muito atarefado: minhas aulas ainda foram até o dia 18 de Dezembro e nesse período sempre tenho muita coisa pra fazer... Dormi um dia e no outro já era Natal. Esse ano vou tentar ser mais prudente enquanto a isso. Como já disse numa postagem anterior, tenho muitos planos pra esse ano... A faculdade praticamente já terminou (faltam algumas pendências), e agora está na hora de estudar pra prova da OAB e trabalhar bastante. Como gosto de escrever quero estar sempre por aqui registrando os fatos e reflexões do cotidiano. A novidade é que, a pedido de de algumas pessoas, estarei divulgando o blog  pela primeira vez. Gostaria de registrar algo sobre as férias. Ela foram muito legais e realmente conse