Pular para o conteúdo principal

Reativar

Uau! 5 anos sem escrever aqui? Isso pode significar algum recorde! Ou não... rs.


Parece que estou mais irreverente quando comparo a forma com que estou escrevendo agora com algumas coisas que li por aqui. Mas não posso me iludir. Cada tempo tem sua adversidade, e cada tempo tem um tempo pra durar. Os dias são outros, mas os desafios se diversificam, embora com a fé seguimos tendo força e motivação para os desafios e bonanças, para a vida.


Comecei o ano de 2020 lendo muito: já estou terminando o segundo livro do ano. Tenho um colega muito querido chamado Freitas cujo o exemplo no ano passado me desafiou a ler mais. Acho que com o aumento da leitura os pensamentos começam a transbordar e ai senti novamente aquele impulso por escrever.


O interessante é que em pleno 2020 vivemos no auge (?) do uso cotidiano das redes sociais no Brasil e talvez no mundo. Temos o Facebook, como grande centralizador das redes (ele ainda é o mais completo aparato para divulgar e compartilhar informação pessoal, pelo menos no Brasil), que comprou o Instragram (provavelmente o segundo mais utilizado para compartilhar informação no Brasil e no mundo), entre outro menores que intercalam com esses, dependendo do país. Não quero aprofundar nisso (poderia ir no Google checar detalhadamento), mas o que quero enfatizar é que no mundo de hoje tá todo mundo querendo mostrar o que faz e receber feedbacks por isso. Na verdade isso dá dinheiro hoje. Até o blog está com possibilidade de monetização, o que não era claro a pelo menos 5 anos atrás.


O fato é que essa busca por feedback tem levado as pessoas deixarem de serem sinceras e utilizado suas redes sociais para serem apenas vitrines, com seus melhores produtos e momentos, enquanto os verdadeiros sentimentos e personalidades ficam em segundo plano, ou nem aparecem nesse grande palco. Hoje eu tenho perfis de Facebook, Instagram, Twiter e Tiktok (não sei pra quê), e tenho orgulho de concluir que só olho o Facebook uma vez por mês, ou menos (criei a conta pra ter um perfil comercial que por enquanto não uso); tenho diminuído o uso Instagram consideravelmente (sem dúvida a mais nociva rede social, um show de vaidades pra quem não tem auto controle e auto consciência); ok, tenho usado o Twitter como fonte de notícias, buscando um pouco mais de organicidade e menos manipulação, mas mesmo assim, com moderação; e ainda to tentando descobrir  o que é Tiktok (rs).


Não pense que eu acho as redes ruins, mas aquele papo de substituir o real pelo virtual tem acontecido de certa forma. Vejo pessoas determinando suas escolhas com base na vida dos outros, na verdade por amostras imperfeitas da vida dos outros. Não é legal. Um desperdício de vida por ambas as partes. Acho que quem tem algo bom pra acrescentar deve usar as redes sociais pra compartilhar sim, esses canais deveriam ser mais usados pra isso, e quem gasta seu tempo consumindo a vida de outras pessoas deixa de viver a sua própria com base nos seus gostos pra virar alguém que não deveria ser, e no final se frustar sendo quem não é.


Eu sei, eu sei. É uma linha bem delicada. Alguém pode ler isso e dizer: mas é isso que acontece. O problema sempre vai estar na intenção. Acredito que cedo ou tarde a intenção sempre mostra a realidade das atitudes das pessoas. Pelos frutos a gente conhece as árvores.


De qualquer forma tenho estado um pouco saturado de redes sociais, embora eu seja um usuário não tão frequente e ativo ultimamente (e desde do início). Resolvi reativar o blog. Why? Simples, aqui não é uma vitrine muito movimentada, pelo menos por enquanto. Considero uma o blog uma "loja" onde se vende um produto muito especifico, daqueles que só algumas pessoas precisam, e que só essas pessoas sabem onde fica. Na verdade, é a minha vitrine, pra que eu possa colocar aquilo que é importante pra mim, ligando menos pro que qualquer um possa achar da arrumação, e onde posso dar atenção pros meus assuntos importantes, relevantes ou qualquer besteirol que não será avaliado por likes ou comentários (que a gente fica esperando nas redes sociais, né?). Aqui é o meu espaço, meu arquivo.


Como é legal ler o que eu escrevi, como escrevi, a 5 ou mais anos atrás. É incrível! Eu realmente preciso disso, compartilhar fatos relevantes sobre mim mesmo, e ter um link se quiser mostrar isso pra outra pessoa. Qualquer um pode achar que é tudo a mesma coisa, mas aqui tem um ar de pureza que não vejo ou sinto nas redes. Lembrei por exemplo, do tema do blog. A máquina de fotografia: Acho um símbolo maravilhoso! A fotografia congela o momento, aquilo que éramos naquele instante. As palavras que escrevemos também fazem essa mágica: são retratos de quem somos, só que mais profundos, além de uma roupa ou um sorriso, acho que as palavras denunciam como está a nossa alma.


Tenho feito muita coisa nova nos últimos anos. To tentando aprender francês (não sei muito bem a razão); Algumas pequenas participações em produções musicais; Passei a acompanhar o meu antigo e sofrido time de futebol (nem tanto, mas acompanho o Botafogo); voltei a jogar voleibol de praia (uau! um esporte da minha adolescência, me ajudando a manter a forma); resolvi aprender a surfar direito, fazendo aulas (agradecendo a Deus por todos esses anos que não morri fazendo tudo errado); musicando recursos novos (isso não é novo, mas a música continua ativa em mim); tenho me proposto a ler mais (acho que estou ficando velho com mais velocidade beirando os 35 anos); enfim, estou vivendo, curtindo, lutando, sofrendo, vencendo.


Queria que algumas coisas fossem diferentes, mas a gente que crê sabe, os caminhos de Deus são perfeitos, e Ele tem os melhores caminhos pra nós, além das nossas escolhas inclusive. Esperamos nEle, sempre, dias melhores, mudanças e transformações.


Sobre o blog, vou fazer algumas modificações nos tópicos: quero colocar os livros que tenho lido com uma brevíssima resenha, pra eu mesmo me lembrar o assunto central do livro e quando eu li. Serve também pra lembrar as referencias quando eu indicar pra alguém. Dicas de equipamentos também é um lance legal de fazer, embora dê muito trabalho. Até hoje, meu grande desafio é gravar conteúdo próprio (será que vai? não sei...). Cotidiano com certeza continua: é uma boa válvula de escape (sabe quando você levanta a tampinha da panela de pressão, tipo isso.). Fotografia não vejo motivo pra continuar (quem sabe uso o Instagram pra isso e jogo o link pra aqui). Produção musical... Difícil, mas quem sabe... Reflexões, com certeza: certamente teremos algumas! E por aí vai...


Reativar... 3, 2, 1...













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescendo Espiritualmente

Hoje é domingo, nosso primeiro dia da semana... Na verdade, o dia já virou, mas... Normalmente, no meu calendário de oração, domingo é o dia que separo para orar por crescimento espiritual. Crescer espiritualmente é, resumidamente, trabalhar nosso espírito para aumentar nossa intimidade com Espírito de Deus. Dessa forma estaremos mais em harmonia com a vontade e o coração de Jesus! Quando estava voltando do culto hoje no carro lembrei de uma coisa muito linda que Deus me ensinou, e me sinto na obrigação de compartilhar isso com quem tiver a curiosidade de ler essa postagem. Certa vez abri um arquivo de e-books que tenho e achei um livreto de um grande escritor Cristão chamado A.W. Tozer. Não era a primeira vez que lia algo desse autor, mas o título imediatamente me chamou atenção: "Cinco votos para obter poder Espiritual". Esse pequeno livreto me impressionou. Foram 33 páginas que marcaram a minha vida ao me ensinar 5 práticas sadias, bíblicas, e que verdadeiramente n

Bateria! Bateria, Bateria, Bateria.........!!!!

Hoje faço questão de fazer menção do DIA DO BATERISTA! Por que?! Primeiro por que sou músico, e a música me fascina, junto com tudo que há nela! Depois que bateria foi um dos primeiros instrumentos que tive o privilégio de desenvolver. Quando eu tinha (pasmem) 8, ou 9 anos, por escassez de músicos na Igreja, fui lançado pelo meu grande primo Henrique à aventura de tocar bateria nos cultos. Nunca vou me esquecer dessa época: era uma bateria Roll Star que tinha lá no templo, com pratos Octagon (pelo menos eu lembro de um), bem antiga. Tão antiga que não consegui uma foto dela pra botar aqui! Eu morria de medo de tocar as músicas mais rápidas, medo de passar vergonha e errar... Caramba, foi um tempo difícil, mais de muito aprendizado. Aos poucos fui me sentindo mais a vontade e fui aprendendo olhando as pessoas que eram referências na época. Fica aqui um abraço pro Melk Borretti, de Nilópolis, pois eu acho que nem ele sabe o quanto me ajudou. Ele ainda é um dos mais técnicos bateris

Fim das Férias

Olá! Hoje é a volta das férias. Daqui a pouco estarei me preparando para ir para o primeiro dia do ano no trabalho. Fiquei um tempão sem escrever aqui e me dei conta que sou um blogueiro muito fraco ainda! Não escrevi mensagem de Natal, ano novo, mas o fato é que final do ano é sempre muito atarefado: minhas aulas ainda foram até o dia 18 de Dezembro e nesse período sempre tenho muita coisa pra fazer... Dormi um dia e no outro já era Natal. Esse ano vou tentar ser mais prudente enquanto a isso. Como já disse numa postagem anterior, tenho muitos planos pra esse ano... A faculdade praticamente já terminou (faltam algumas pendências), e agora está na hora de estudar pra prova da OAB e trabalhar bastante. Como gosto de escrever quero estar sempre por aqui registrando os fatos e reflexões do cotidiano. A novidade é que, a pedido de de algumas pessoas, estarei divulgando o blog  pela primeira vez. Gostaria de registrar algo sobre as férias. Ela foram muito legais e realmente conse