Pular para o conteúdo principal

Planejamentos - Navegar é preciso!

"Içar a vela, deixar o que passou pra trás..."

Essa frase é de uma música antiga de um Conjunto Musical chamado Nova Jerusalém. Isso fez parte da minha infância e me veio a mente antes de escrever essa postagem. Fiz uma associação também a famosa frase de Fernando Pessoa: "Navegar é preciso". Não podemos parar. Temos que continuar. Nossa vida não é a toa. Todos temos propósitos a cumprir. Pra quem escolher crer na doutrina cristã, temos tarefas a cumprir, vidas pra influenciar a nossa volta.

Na última semana bolei uma pena lista de pretensões para esse ano. Confesso que olhando pra mim mesmo e vendo a passividade em que me encontro atualmente, a lista me parece meio ousada. Mas é bom ter conhecimento de quem se é e do período em que se está. Auto conhecimento é fundamental para uma jornada equilibrada como humanos. Incentivo a todos a auto análise, sempre.

Apesar de não estar tão ativo quanto gostaria, tenho feito coisas bem legais, saudáveis e que acho que valem a pena de estarem a disposição de alguém que possa interessar. Vou resumir nessa postagens algumas dessas coisas.

Queria começar com a música: esse ano de 2019 me ensinou algo muito importante sobre a música. A música deixou de ser uma paixão, ou tradição, e até mesmo um habito pra mim. Ví muitas pessoas que pararam de ter experiencias em relação a musica por causa de frustrações, etc.. Então as pessoas vendem seus equipamentos, desmancham seus grupos, param de estudar, largam o ministério (pra quem é da igreja), é um horror pra quem vê de fora. Antes que esse tipo de sentimento batesse a minha porta, já tinha visto muito disso. 2019 foi o ano que isso chegou até mim. Depois de orar e meditar sobre isso, entendi que a música na minha vida, está acima de qualquer julgamento dos outros (isso praticamente já não importava pra mim), e inclusive acima do meu próprio julgamento. A música faz parte de quem eu sou! As vezes eu me chateio com ela, tenho discussões de relacionamento, tem dia que ela é a atividade que Deus usa pra aplacar meus sentimentos e sensações, as vezes ela me proporciona experiencias incríveis com outras pessoas, enfim. Não dá pra separar a música da minha vida. Na minha vida tem música, Deus me fez assim ligado a essa coisa extraordinária, transcendente, inesgotável, que na minha opinião não pertence nativamente a esse mundo, constatado isso pelo seu caráter impressionante.

Seria muito legal aproveitar o conhecimento (pouco) que tenho sobre musica, mercado, instrumentos, equipamentos, até em relação ao trabalho de musica na igreja.

Hoje eu realmente não consigo conceber colocar qualquer tipo de material sobre a minha experiência musical e cultural no facebook. Acho o Facebook uma ferramenta incrível, mas pouco seletiva. É como se você tivesse um produto artesanal que você faz com muito carinho, com uma embalagem honesta, e vai vender num mercado lugar onde muita gente não vai entender o que é aquilo. Eu sei que faz parte do risco de se mostrar, mas hoje não vislumbro utilizar o meu (quase) "inacessado" facebook pra isso. Quem sabe um dia.

O Instagram é uma ferramenta mais prática, na minha opinião com uma seletividade maior, mas nociva pra quem usa. Vejo muitas pessoas que usam mais o Instagram de forma inadequada, moldando os parâmetros da sua vida nessa vitrine coagida pela vaidade.

Eu gosto do Youtube, mas criar e editar videos é um desafio pra mim. Seria a melhor plataforma pra lançar esse conteúdo voltado a musica, através de um vlog talvez, ou de videos de teste, etc.. Sei que tenho alguma capacidade pra isso, mas é algo que ainda estou pensando em fazer.

Mudando um pouco de assunto: uma coisa que tenho feito muito é ler. Não é a comida mais gosta do buffet, mas temperado é gosto e faz muito bem pra saude. Sempre gostei de ler, mas não estava me comprometendo com livros faz muito tempo. Minha preferencia sempre foi de livros com tópicos pequenos, o que me permite fazer pausas sem perder o assunto, mas desde o fim do ano tenho firmado um compromisso de ler ininterruptamente. Então criei o habito de ter muitos livros e le-los através de consultas. Vou até o livro que tem uma informação que quero desenvolver e leio apenas a parte que me interessa. Isso é bom, mas não é o bastante. É como comer uma manga cortada com faca e não chupar o caroço!

Eu tenho lido algumas coisas muito legais. A bíblia, sempre. Esse livro incrível que te ensina alguma coisa diferente toda a vez que você pega pra estudar. Alguma coisa de música também, e claro, livros de teologia e cristianismo. Tenho uma queda por história da Igreja e pelos Apologistas (quanto mais antigo melhor). Minha ideia é não apenas indicar, mas escrever um breve release sobre os livros que estou concluindo. Esse tipo de conteúdo, cai bem pra um blog. Acho tudo a ver!

De qualquer forma tenho refletido sobre usar o blog como plataforma central pra agregar esses conteúdos, tanto pra algum possível video, como possíveis releases de livros. Usaria as redes sociais só pra divulgar o conteúdo do blog. Acho que seria interessante!

Gosto muito de lembrar das minhas referências: eu sempre busco em mim mesmo os motivos pra eu ter alguma virtude, e as vezes até os motivos pra ter algum defeito. Acho sadio esse processo. Se não abrirmos a gaveta, como vamos saber o que tem dentro? Como vamos arrumar? Acho que boas influências fazem falta hoje em dia. Se uma pessoa um dia chegar a algum conteúdo meu, e isso for edificante pra ela, já entendo que estou navegando bem, usando meus recursos pra ajudar outros barcos na jornada da vida.

Vamos ver o que vem a seguir.

Aloha, Paz!












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescendo Espiritualmente

Hoje é domingo, nosso primeiro dia da semana... Na verdade, o dia já virou, mas... Normalmente, no meu calendário de oração, domingo é o dia que separo para orar por crescimento espiritual. Crescer espiritualmente é, resumidamente, trabalhar nosso espírito para aumentar nossa intimidade com Espírito de Deus. Dessa forma estaremos mais em harmonia com a vontade e o coração de Jesus! Quando estava voltando do culto hoje no carro lembrei de uma coisa muito linda que Deus me ensinou, e me sinto na obrigação de compartilhar isso com quem tiver a curiosidade de ler essa postagem. Certa vez abri um arquivo de e-books que tenho e achei um livreto de um grande escritor Cristão chamado A.W. Tozer. Não era a primeira vez que lia algo desse autor, mas o título imediatamente me chamou atenção: "Cinco votos para obter poder Espiritual". Esse pequeno livreto me impressionou. Foram 33 páginas que marcaram a minha vida ao me ensinar 5 práticas sadias, bíblicas, e que verdadeiramente n

Bateria! Bateria, Bateria, Bateria.........!!!!

Hoje faço questão de fazer menção do DIA DO BATERISTA! Por que?! Primeiro por que sou músico, e a música me fascina, junto com tudo que há nela! Depois que bateria foi um dos primeiros instrumentos que tive o privilégio de desenvolver. Quando eu tinha (pasmem) 8, ou 9 anos, por escassez de músicos na Igreja, fui lançado pelo meu grande primo Henrique à aventura de tocar bateria nos cultos. Nunca vou me esquecer dessa época: era uma bateria Roll Star que tinha lá no templo, com pratos Octagon (pelo menos eu lembro de um), bem antiga. Tão antiga que não consegui uma foto dela pra botar aqui! Eu morria de medo de tocar as músicas mais rápidas, medo de passar vergonha e errar... Caramba, foi um tempo difícil, mais de muito aprendizado. Aos poucos fui me sentindo mais a vontade e fui aprendendo olhando as pessoas que eram referências na época. Fica aqui um abraço pro Melk Borretti, de Nilópolis, pois eu acho que nem ele sabe o quanto me ajudou. Ele ainda é um dos mais técnicos bateris

Fim das Férias

Olá! Hoje é a volta das férias. Daqui a pouco estarei me preparando para ir para o primeiro dia do ano no trabalho. Fiquei um tempão sem escrever aqui e me dei conta que sou um blogueiro muito fraco ainda! Não escrevi mensagem de Natal, ano novo, mas o fato é que final do ano é sempre muito atarefado: minhas aulas ainda foram até o dia 18 de Dezembro e nesse período sempre tenho muita coisa pra fazer... Dormi um dia e no outro já era Natal. Esse ano vou tentar ser mais prudente enquanto a isso. Como já disse numa postagem anterior, tenho muitos planos pra esse ano... A faculdade praticamente já terminou (faltam algumas pendências), e agora está na hora de estudar pra prova da OAB e trabalhar bastante. Como gosto de escrever quero estar sempre por aqui registrando os fatos e reflexões do cotidiano. A novidade é que, a pedido de de algumas pessoas, estarei divulgando o blog  pela primeira vez. Gostaria de registrar algo sobre as férias. Ela foram muito legais e realmente conse