Pular para o conteúdo principal

Livros - Minhas Impressões

Dando continuidade ao plano inicial, vou começar a colocar as minhas impressões sobre os livros que leio, ou que consulto.

Antes de propriamente começar a fazer isso, sinto-me na obrigação de introduzir os motivos do meu hábito de leitura, que imagino, qualquer um que lê isso agora, poderia dizer que é um ótimo hábito que tenho.

Não é verdade. Meu hábito de leitura é muito ruim. Sou preguiçoso e as vezes me desafiar a terminar um livro que comecei é um castigo amargo (principalmente se o livro não é bom).

Tudo começou na aula de português, quando eu tinha por volta dos 9 ou 10 anos, na terceira série. Na minha cabeça imatura eu achava o máximo eu ir tão bem quando a professora pedia pra ler alguma coisa em voz alta. Aliado a isso, minha mãe era uma pessoa muito estudiosa, e tinha a leitura como hábito.

Acho que o o fato de ser Cristão e ter sido criado dentro do conceito moral estabelecido por Deus através da bíblia me ajudou no processo de alfabetização: eu sempre tive algo pra ler. Mesmo pra quem não crê no Evangelho, deve admitir, isso é muito legal!

Fui crescendo e mesmo dizendo que "gostava de ler" nunca fui um leitor ávido. Além de ter ganho minha primeira bíblia, lembro que ganhei o livro "O mundo de Sofia", de Jostein Garder, de presente da minha mãe. Um desafio pra quem ainda está começando sua vida de leitura. Eu curtia muito mais o status de ser um jovem que gosta de ler, do que de ler de verdade (what a jerk!).

Seguindo, cresci me enchendo de livros que tinha dificuldades de terminar de ler. Pegava a informação que queria e dispensava o resto. Essa foi minha definição de leitor, muito parecida com aquela que a internet gerou através dos mecanismos de busca.

Mesmo assim sempre fui bem influenciado pelos incentivos de leitura: na escola nos davam livros pra ler, tínhamos biblioteca no bairro próximo, trabalhos com base em livros, etc., mesmo não lendo de fato sempre respeitei o valor da informação e do conhecimento. Só não tinha tanto comprometimento com o hábito. Lembro que li "Os Sertões" do Euclides da Cunha pra uma prova... em uma manhã. Isso mesmo. Li mais de 600 páginas em cerca de 5 horas. Obviamente, até hoje não me lembro sobre o que o livro trata. Li apenas por que tinha que ler.

O tempo foi passando e foi chegando a faculdade. Sempre diziam que na faculdade de direito temos que ler muito. Realmente! Mas a surpresa é que na faculdade de direito lemos consultivamente, algo eu sempre tive como prática! Me dei bem na faculdade de direito, claro, repeti algumas matérias por incompetência e faltas, mas do ponto de vista de ler e entender a "matéria direito", considero que fui bem sucedido! Na verdade acho que minha capacidade de compreensão foi expandida naqueles anos: conseguia ler pouco e entender bastante. Mas isso não é suficiente pra sustentar o bom hábito da leitura. Ler um livro é compreender não só aquilo que se quer compreender, mas saber interpretar do ponto de vista global da obra, até mesmo perceber a atitude intima do escritor. É muito legal quando conseguimos fazer isso!

De qualquer modo, continuei crescendo, rodeado de livros, e ainda mais após a morte da minha mãe, quando herdei uma considerável coleção de livros, de Filosofia a comentários bíblicos, livros históricos, Antropologia, Sociologia, Dicionários.

Sobre minha mãe, minha grande influenciadora: desde criança tínhamos o hábito de ler o dicionário juntos, descobrindo o significado das palavras. Quando eu era pré-adolescente ela frequentava o Seminário Teológico Betel, onde se formou bacharel em teologia. Eu ia pra aulas com ela e quando não assistia aulas de filosofia ou análise de novo ou antigo testamento, eu estava na biblioteca. É engraçado lembrar disso agora. São coisas que me vem a mente nesse momento onde estou visitando os meus motivos passados para situações futuras. Lembro que minha mãe comprou uma bíblia chamada "Maná". Ela era um plano anual, uma bíblia divida pelas dias dos anos: um texto do Antigo Testamento, um texto do Novo testamento, um Salmo e um Provérbio. Vou falar mais dela daqui a pouco. Um ultimo fato interessante sobre a minha mãe, ela nunca me obrigou a ler nada, mas eu sentia que quando havia um livro que ela gostaria que eu lesse, ela deixava ele na mesa, pra me despertar a vontade.

Nesse ponto da vida, eu já estava mais comprometido, no meio da faculdade, e lendo mais rápido, retendo muita informação. Minha mãe era uma mulher sábia. Espero ser pros meus futuros filhos a influencia que ela foi pra mim.

No ano passado, despertei novamente pra leitura, de uma forma diferente. Percebi que tinha várias pérolas literárias, compradas, herdadas, coisas que com certeza iriam acrescentar a nossa família. E esse ano estamos lendo bastante em casa. Ainda sou preguiçoso além de alguns livros serem desafiadores de terminar, mas já estou indo pro 4o livro do ano!

Não espero fazer aqui resenhas elaboradas, nem resumos, mas colocar apenas as minhas impressões. Sou melhor de entender do que de decorar: não teria cabeça pra fazer um resumo. Ou seja, esse espaço vai servir pra rever aquilo que apreendi sobre o conteúdo do livro, e certamente servirá de influencia pra quem está interessado em começar uma leitura, ou tem curiosidade sobre o assunto do livro.

Hoje lemos na nossa casa a bíblia maná, aquela que ganhei de presente faz alguns anos, todo dia. Descobrimos coisas novas, retiramos um bom devocional, e enriquecemos um pouquinho mais nossa vida espiritual. Temos livros técnicos, livros que obviamente são só consultivos (A história dos Hebreus é um exemplo disso - ler uma obra dessa completa é um desafio imenso), enfim... Conteúdo pra compartilhar. Espero que até amanhã já poste as impressões do primeiro livro que li esse ano.

Um Abraço!

Hb













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescendo Espiritualmente

Hoje é domingo, nosso primeiro dia da semana... Na verdade, o dia já virou, mas... Normalmente, no meu calendário de oração, domingo é o dia que separo para orar por crescimento espiritual. Crescer espiritualmente é, resumidamente, trabalhar nosso espírito para aumentar nossa intimidade com Espírito de Deus. Dessa forma estaremos mais em harmonia com a vontade e o coração de Jesus! Quando estava voltando do culto hoje no carro lembrei de uma coisa muito linda que Deus me ensinou, e me sinto na obrigação de compartilhar isso com quem tiver a curiosidade de ler essa postagem. Certa vez abri um arquivo de e-books que tenho e achei um livreto de um grande escritor Cristão chamado A.W. Tozer. Não era a primeira vez que lia algo desse autor, mas o título imediatamente me chamou atenção: "Cinco votos para obter poder Espiritual". Esse pequeno livreto me impressionou. Foram 33 páginas que marcaram a minha vida ao me ensinar 5 práticas sadias, bíblicas, e que verdadeiramente n

Bateria! Bateria, Bateria, Bateria.........!!!!

Hoje faço questão de fazer menção do DIA DO BATERISTA! Por que?! Primeiro por que sou músico, e a música me fascina, junto com tudo que há nela! Depois que bateria foi um dos primeiros instrumentos que tive o privilégio de desenvolver. Quando eu tinha (pasmem) 8, ou 9 anos, por escassez de músicos na Igreja, fui lançado pelo meu grande primo Henrique à aventura de tocar bateria nos cultos. Nunca vou me esquecer dessa época: era uma bateria Roll Star que tinha lá no templo, com pratos Octagon (pelo menos eu lembro de um), bem antiga. Tão antiga que não consegui uma foto dela pra botar aqui! Eu morria de medo de tocar as músicas mais rápidas, medo de passar vergonha e errar... Caramba, foi um tempo difícil, mais de muito aprendizado. Aos poucos fui me sentindo mais a vontade e fui aprendendo olhando as pessoas que eram referências na época. Fica aqui um abraço pro Melk Borretti, de Nilópolis, pois eu acho que nem ele sabe o quanto me ajudou. Ele ainda é um dos mais técnicos bateris

Fim das Férias

Olá! Hoje é a volta das férias. Daqui a pouco estarei me preparando para ir para o primeiro dia do ano no trabalho. Fiquei um tempão sem escrever aqui e me dei conta que sou um blogueiro muito fraco ainda! Não escrevi mensagem de Natal, ano novo, mas o fato é que final do ano é sempre muito atarefado: minhas aulas ainda foram até o dia 18 de Dezembro e nesse período sempre tenho muita coisa pra fazer... Dormi um dia e no outro já era Natal. Esse ano vou tentar ser mais prudente enquanto a isso. Como já disse numa postagem anterior, tenho muitos planos pra esse ano... A faculdade praticamente já terminou (faltam algumas pendências), e agora está na hora de estudar pra prova da OAB e trabalhar bastante. Como gosto de escrever quero estar sempre por aqui registrando os fatos e reflexões do cotidiano. A novidade é que, a pedido de de algumas pessoas, estarei divulgando o blog  pela primeira vez. Gostaria de registrar algo sobre as férias. Ela foram muito legais e realmente conse